sábado, 9 de fevereiro de 2008

"Thriller", de Michael Jackson, faz 25 anos



O disco "Thriller", de Michael Jackson, cuja edição de 25º aniversário será lançada na próxima semana, continua sendo o álbum mais vendido de todos os tempos.

Os números das vendas de "Thriller", lançado em dezembro de 1982, são motivo de controvérsia, já que não existe uma contagem mundial oficial.

O selo Epic (Sony-BMG) avalia que o total de álbuns vendidos seja de 104 milhões, com base em antigos dados do Guiness, o livro dos recordes. Mas vários especialiestas consideram estes números como exagerados e o situam entre 50 e 60 milhões. Por outro lado, na sua edição de 2008, o Guiness apresenta a cifra de 55 milhões, total que parece mais verossímil.

"Thriler" é o álbum dos superlativos. Passou 80 semanas no top 10 dos Estados Unidos, dentre as quais, 37 (não consecutivas) no primeiro lugar. Foi certificado 27 vezes com o disco de platina (27 milhões de exemplares) nos EUA, é o único álbum a ser o mais vendido em dois anos consecutivos (1983 e 1984). Foi disco de platina ou diamante em 16 países, dentre eles o Reino Unido, a França e o Japão. De suas nove faixas, sete foram lançadas em single.

"Thriller", que elevou a black music ao primeiro plano, foi o sexto álbum solo de Jackson. Mistura de soul, funk e pop, este disco é marcado pelos sons sintéticos dos anos 80. Grandes nomes participaram do álbum, como Paul McCartney e o guitarrista Eddie Van Halen.

Seu sucesso também se explica por fatores sociais. O lançamento do disco aconteceu no momento do apogeu do vinil, substituído pouco depois pelo CD e, mais do que isso, coincidiu com o surgimento do canal destinado à música, a MTV. Isso contribuiu a fazer de Jackson o "Rei do Pop", enquanto que seus clipes inovadores reforçaram a notoriedade da emissora.

O curta-metragem produzido por John Landis para a faixa "Thriller" revolucionou a história do clipe e impressionou milhões de crianças com seus dançarinos zumbis.

A edição do 25° aniversário será lançada na segunda-feira no mundo todo e na terça nos Estados Unidos, com sete canções a mais: seis remixes assinados po Kanye West, Akon, Fergie e Will.i.am, e uma faixa inédita retirada das sessões de gravação originais. Os clipes "Thriller", "Beat it" e "Billie Jean" estarão em um DVD bônus.

Nenhum comentário: