terça-feira, 25 de março de 2008

Famoso campeonato mundial de DJs terá festa de abertura em SP

Quem pensa que o toca-discos e o sampler são meros equipamentos de som precisa conferir a performance de DJs como o nova-iorquino Roc Raida, que se apresenta nesta terça (25) na abertura do DMC World DJ Championship, no clube Clash, em São Paulo. O mais famoso torneio internacional de DJs, organizado há 25 anos, ganha etapa classificatória no Brasil em 2008.

A competição, responsável por revelar nomes de talento como Cash Money, Q-Bert e Scratch Perverts, terá quatro eliminatórias brasileiras que acontecem até o mês de julho em São Paulo, Goiânia, Curitiba, e Recife. A final nacional acontece em agosto, e quem for consagrado campeão brasileiro ganha uma viagem a Londres para participar da grande final internacional. A disputa acontece entre os melhores DJs de mais de 25 países, em setembro.

Considerado um dos melhores na arte do "turntablism" – técnica de manipulação das picapes – Roc Raida ganhou até fama de exibicionista. Pudera: com apenas 10 anos de idade, já se aventurava a extrair sons dos toca-discos, produzindo scratches (técnica de pressionar a agulha contra o disco de vinil) e criando novas composições a partir da colagem de samples (trechos de músicas).

Sua primeira inspiração foi o próprio pai, que trabalhava na pioneira Sugar Hill Records, responsável pelos lançamentos de Grand Master Flash, The Mean Machine, Sugar Hill Gang, entre outros. Raida entrou para o grupo X-Men, que mais tarde passou a se chamar X-Ecutioners. O grupo era especialista na arte do turntablism e construiu sua reputação com o beat-juggling, manipulação de dois ou mais samples criando uma composição única.

A festa terá também performances do DJ Pogo, inglês premiado internacionalmente e diretor do DMC Brasil, além dos DJ residentes Primo, Zegon e Dubstrong. Quem faz as honras da casa é o MC paulistano Kamau.

Inscrições abertas

As inscrições para DMC DJ Championship Brasil 2008 (www.thedmcbrasil.com) já estão abertas e devem ser feitas até o dia 8 de junho. Para se inscrever nesta etapa do DMC Word DJ Championship é necessário ter nacionalidade brasileira e portar passaporte.

Cada artista deve enviar um vídeo de três minutos com sua performance por e-mail. (
thedmcbrasil@gmail.com) Faturar o título de campeão mundial DMC pode render ainda duas picapes e um mixer Technics Golden, uma agulha com um diamante na ponta e US$ 10 mil.

Nenhum comentário: