domingo, 6 de abril de 2008

Mutantes faz 40 anos em 2008 e lança música inédita

No dia 22 de abril, o Mutantes lançará em seu site oficial a primeira música inédita do grupo em 32 anos. Para promover o lançamento, a banda também se apresenta ao vivo neste mesmo dia em uma festa fechada no Salão dos Arcos, no subsolo do Teatro Municipal de São Paulo.

Reverenciado internacionalmente, o Mutantes se reuniu em 2006 para uma festejada apresentação em Londres, que rendeu o disco "Mutantes ao vivo - Barbican Theatre". Nessa época, o grupo contava com Arnaldo Baptista e Zélia Duncan, que debandaram ao final de uma exaustiva turnê de dois anos --antes de começarem a trabalhar em um álbum de inéditas, que será lançado em 2008, conforme declaração do atual líder da banda, o guitarrista Sérgio Dias.

Como o próprio nome do grupo indica, o Mutantes já passou por diversas transformações, assim como sua música. Foi criado em 1965 por Arnaldo Baptista, Sérgio Dias e Rita Lee, que marcaram presença no cenário tropicalista, ao injetarem jovialidade às empreitadas musicais dos principais expoentes da época. Acompanharam Caetano Veloso e Gilberto Gil em festivais da canção e inauguraram definitivamente uma maneira de se fazer música pop jovem e cosmopolita no Brasil. Com o tempo, a inocência dos primeiros anos deu lugar a uma sofisticação musical cada vez maior, chegando ao ápice nos álbuns "O A e O Z" (gravado em 1973 e somente lançado em 1992) e "Tudo Foi Feito Pelo Sol" (1974), seu mais recente trabalho de estúdio. Ambos são objeto de culto de colecionadores de disco internacionalmente.

Na atual reencarnação dos Mutantes, Sérgio Dias é acompanhado por Dinho Leme (bateria), Henrique Peters (teclados, flauta doce e vocais), Vitor Trida (teclados, flautas, viola, cello e vocal), Vinícius Junqueira (baixo), Fábio Recco e Bia Mendes (vocais).

Nenhum comentário: