quinta-feira, 8 de maio de 2008

DVD Toquinho - "I Concerti live @ RTSI"

O DVD "I Concerti live @ RTSI - Toquinho", da Coqueiro Verde Records, registra um saboroso show de Toquinho no auditório da TV suíça, em Lugano, em 8 de junho de 1983.

São mais de 90 minutos do melhor repertório da MPB (34 canções), em que o compositor, violonista e cantor conversa com a comportada platéia em um desenvolto italiano. O formato do show tem um leve sabor de "samba para suíço ver", com explicações didáticas sobre o berimbau e o choro, mas isso não chega a incomodar.

Toquinho é acompanhado por Azeitona no baixo, Zé Rubem na flauta e no sax, o maranhense Papete na percussão, Eliana Estevão, Bel e Silvia Maria nos vocais e Luciana Rabello no cavaquinho.
Aliás, é delicioso ver a ex-menina prodígio e hoje renomada instrumentista e compositora Luciana dividindo com Toquinho choros como "Espinha de Bacalhau" (Severino Araújo e Fausto Nilo) e "Beliscando" (Paulinho da Viola).

O violão de Toquinho também brilha em "Na Baixa do Sapateiro" (Ary Barroso) e em "Asa Branca" (Luis Gonzaga e Humberto Teixeira), que ganha um longo e elaborado arranjo. A linda "Escravo da Alegria" (Mutinho e Toquinho) aparece numa interpretação comovente, com voz e violão. E o tributo à língua italiana é pago em "Roma Nun Fa la Stupida Stasera" (Garinei, Gionanninni, Trovajoli).

Como não poderia deixar de ser, não faltam as homenagens ao parceiro Vinicius de Moraes, que havia morrido três anos antes. Várias dele aparecem, como "Se Ela Quisesse" (com Toquinho), "Samba de Orly" (com Toquinho e Chico Buarque) e "Samba da Bênção" (com Baden Powell).

Por ROGER MODKOVSKI

Nenhum comentário: