segunda-feira, 9 de junho de 2008

Sertanejo e MPB são estilos musicais mais ouvidos em São Paulo

O sertanejo está no topo do gosto musical do paulistano e Leonardo é o cantor mais ouvido na cidade. Entre as bandas, Calypso e Sorriso Maroto são as mais queridas.
Os dados estão na pesquisa realizada pelo Datafolha com 598 pessoas na capital paulista, por meio de resposta múltipla.
À pergunta "quais os estilos ou tipos de música você mais ouve?" 44% dos entrevistados disseram sertanejo. Esse percentual cresce para 55% entre aqueles com 41 anos ou mais.MPB é o segundo estilo mais popular, citado por 35%. O número sobe a 55% entre aqueles que possuem curso superior.
Rock e black music são os tipos de música mais ouvidos por pessoas entre 16 e 24 anos (39% e 38%, respectivamente) mas, na média geral, alcançam apenas 21% e 16%.
A pesquisa revela o gosto musical diversificado do paulistano. "Sob o ponto de vista do mercado, esses dados são salutares. É fantástico que a diversidade seja contemplada", afirma Thomas Roth, diretor da Associação Brasileira da Música Independente (ABMI)."Antigamente havia a ditadura dos jabás. Consumia-se o que era imposto pelas gravadoras. Hoje é diferente. O público, especialmente o jovem, deixou de ser um consumidor passivo. Ele vai atrás do que quer ouvir."

Leonardo
Entre os cantores ou cantoras, o campeão de citações foi Leonardo. O sertanejo foi o preferido para 12% dos entrevistados. Roberto Carlos aparece em segundo, com 9%, e Ivete Sangalo, com 8%. Entre os que possuem curso superior, a campeã é Ana Carolina, com 13%.
A paraense Calypso (6%) e a carioca Sorriso Maroto (5%) foram as bandas mais lembradas na pesquisa. Entre as duplas, o primeiro lugar é ocupado por Zezé Di Camargo e Luciano (15%); o segundo, por Bruno e Marrone (12%).O "evento musical ocorrido em São Paulo nos últimos 12 meses" mais citado foi o Skol Beats (10%), seguido pelo Tim Festival (9%). Em terceiro, um evento que aconteceu em 2005: Claro que É Rock (4%).

Nenhum comentário: