segunda-feira, 14 de julho de 2008

CD traz Renato Russo antes da Legião

Localizado na casa da família, registro em voz e violão feito no quarto do músico inclui canções que banda gravaria anos depois

"O Trovador Solitário", lançado pelo selo Discobertas, de Marcelo Fróes, tem curiosidades como versos extras de "Eduardo e Mônica"


Eduardo e Mônica então decidiram se casar, um casamento indiano em algum lugar perto do mar. "O mar tá muito longe", um deles lembrou. "Vai ser aqui mesmo" -e assim ficou.

(Depois disso, resumidamente, eles passaram por Bahia, Ouro Preto, Rio. Ele foi trabalhar no Banco Central, ela começou a dar aulas, e os dois foram tocando suas vidas.) Se soam suspeitas essas passagens na história do casal, é porque elas foram excluídas da versão de "Eduardo e Mônica" que acabou sendo registrada em "Dois" (1986), o segundo álbum da Legião Urbana.

O trecho quase ao final da canção existia numa fita cassete gravada em 1982 por Renato Russo, aos 22 anos, em seu quarto no apartamento dos pais, em Brasília. Seria uma cópia desse registro em voz e violão que, dois anos depois, levada à EMI por Herbert Vianna, culminaria na contratação da (então) nova banda do rapaz.

As gravações, inéditas em disco, chegam hoje às lojas no CD "O Trovador Solitário" (Discobertas/Coqueiro Verde).

Elas são um documento da fase solo que o cantor e compositor teve entre o fim do Aborto Elétrico (1979-80) e a criação da Legião Urbana (1983-96), quando fazia shows chamando-se de "trovador solitário".

"É o único registro conhecido desta fase, quando Renato se apresentava sozinho", diz o jornalista e pesquisador musical Marcelo Fróes, que desde 2000 cuida do acervo de Russo com aval da família do músico.

"Rádio Brasília"
A fita cassete teve algumas cópias distribuídas por Russo a amigos. Foi o que bastou para, de lá para cá, fãs encontrarem o material, em cassete ou para download, sob o nome "Rádio Brasília". Eram as cópias das cópias das cópias, que às vezes não passavam de chiadeiras.

A gravação original, conta Fróes, só foi localizada por Carmem Teresa, irmã do músico, no começo deste ano -dentro da própria casa da família Manfredini. Era uma fita "bem guardada", explica o pesquisador, e em estado bem melhor do que as cópias.

Sua versão em CD ganha encarte com fotos da infância, manuscritos e desenhos do músico. "O Trovador Solitário" tem nove faixas compostas no começo dos anos 80 -sendo que parte viria a ser gravada pela Legião Urbana, e o restante, por bandas como Capital Inicial e Barão Vermelho- mais duas faixas bônus "historicamente compatíveis".

"O que mais chamou minha atenção foi que determinadas canções, como "Faroeste Caboclo", estão no mesmo formato com que seriam gravadas para os discos da Legião. Muitas canções já estavam prontas no início dos anos 80 e só foram chegar ao disco e às rádios a partir de 1985", diz Fróes.

O trabalho vem se juntar a uma série póstuma organizada pelo pesquisador, que inclui "Renato Russo Presente" (2003), o tributo em CD e DVD "Renato Russo: Uma Celebração" (2005) e o DVD "Entrevistas MTV" (2006), que recuperou uma entrevista do músico para a emissora em 1994.

"O Trovador Solitário" é o primeiro CD sobre Renato Russo pelo selo Discobertas, lançado neste ano por Fróes. Ele manteve em sua equipe Ricardo Leite, designer que fez a primeira capa da Legião, em 1985, e o engenheiro de som Ricardo Garcia, que masterizou os dois discos solo do músico.

Para constar: depois do casamento indiano, das aulas e do Banco Central, Eduardo e Mônica acabaram voltando mesmo para Brasília. E nestas férias não vão viajar, porque o filhinho do Eduardo está de recuperação...

FAIXA A FAIXA

1 DADO VICIADO
(Renato Russo)
A música seria lançada em álbum apenas 15 anos depois, no primeiro disco póstumo da Legião Urbana, "Uma Outra Estação" (1997), no ano seguinte à morte de Renato Russo

2 EDUARDO E MÔNICA
(Renato Russo)
A versão da fita lembra muito a do LP "Dois" (1986) até a hora em que, em vez de construírem uma casa, Eduardo e Mônica alugam um apartamento. Mais para o final, versos extras explicam o que aconteceu com o casal antes de voltar para Brasília. Russo encerra a gravação da música dizendo, com voz de locutor, "Rádio Brasília" -nome com o qual a fita cassete ficou conhecida entre os fãs

3 EU SEI
(Renato Russo)
A música se chamava, à época, "18 e 21". Entraria no terceiro álbum da banda, "Que País É Este" (1987)

4 GERAÇÃO COCA-COLA
(Renato Russo)
Aparece em andamento bem mais lento do que o registrado posteriormente no álbum de estréia do grupo, "Legião Urbana" (1985)

5 FAROESTE CABOCLO
(Renato Russo)
É interpretada praticamente da mesma maneira como seria gravada anos depois no álbum "Que País É Este"

6 BOOMERANG BLUES
(Renato Russo)
Foi gravada pelo Barão Vermelho no disco "Declare Guerra" (1986) e por Zélia Duncan no CD e DVD "Sortimento Vivo" (2002). A música entrou ainda em "Renato Russo Presente" (2003), outro dos projetos póstumos do compositor organizados por Marcelo Fróes

7 ANÚNCIOS DE REFRIGERANTE
(Renato Russo)
É o único registro de Renato Russo para esta música. Ela foi gravada pelo Capital Inicial no tributo "MTV Especial: Aborto Elétrico" (2005)

8 MARCIANOS INVADEM A TERRA
(Renato Russo)
A faixa também entrou apenas no primeiro disco póstumo da Legião, "Uma Outra Estação". Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial, a gravou em seu disco solo de 1995

9 VERANEIO VASCAÍNA
(Renato Russo/Flavio Lemos)
É a única versão de Renato Russo para esta música, um sucesso do Aborto Elétrico que foi parar em "Capital Inicial" (1986), o disco de estréia da banda homônima

10 [faixa-bônus] QUE PAÍS É ESTE
(Renato Russo)
É a versão demo da música-título do terceiro disco da Legião Urbana. Ela não estava na fitinha acústica de Renato Russo, mas é "historicamente compatível" com as gravações de "O Trovador Solitário", na avaliação de Fróes

11 [faixa-bônus] SUMMERTIME
(George e Ira Gershwin/ DuBose Heyward), com Cida Moreira
A gravação do clássico do jazz, que também não estava na fita cassete de 1982, é um dueto de Russo com a então musa underground Cida Moreira. Foi feita em Brasília, em 1984

Por Raquel Cozer/Uol

Nenhum comentário: