terça-feira, 1 de julho de 2008

Entrevista perdida dos Beatles é transmitida por emissora de rádio da BBC

A emissora Radio 4 da BBC transmitiu hoje uma entrevista perdida com os integrantes dos Beatles na qual John Lennon e Paul McCartney falam sobre o dia em que se conheceram e sua parceria para compor.

O filme ficou guardado por 44 anos até que o entusiasta por cinema Richard Jeffs encontrou 64 latas de filmes em uma garagem no sul de Londres. Quando começou a assistir aos filmes, deu de cara com um pedaço da história da música pop.

Especialistas ficaram surpresos ao descobrir que o áudio ainda poderia ser transmitido no rádio.

A entrevista de 9,5 minutos foi gravada nos estúdios da emissora Scottish Television em 30 de abril de 1964, nos primeiros dias da beatlemania. A conversa foi exibida pela primeira vez nesta terça-feira (1º) pela estação inglesa BBC Radio 4 --onde pode ser ouvida online-- e será repetida durante essa semana.

A gravação foi feita pouco após a visita dos Beatles aos Estados Unidos, durante a qual eles foram assediados pelos fãs e compareceram ao "The Ed Sullivan Show", onde foram vistos por uma audiência estimada em metade da população do país.

Durante a entrevista, Paul McCartney e John Lennon comentaram o processo pelo qual criavam suas músicas.

Quando indagado como se dava sua colaboração, Lennon respondeu: "Depende, sabe? Às vezes a gente as escreve num piano velho -- qualquer coisa que estiver à mão."

McCartney acrescentou: "Normalmente a gente se senta para tentar criar uma canção. Mas não existe fórmula. Às vezes ele (John Lennon) aparece com uma canção totalmente pronta. Mas mesmo assim dizemos que nós duas a compusemos."

Os dois recordaram como se deu seu primeiro encontro.

Lennon disse: "Eu estava tocando numa festa ao ar livre (...) na periferia de Liverpool. Eu estava tocando com um grupo, ele apareceu, e a gente se conheceu."

Richard Jeffs disse que as latas de filme provavelmente foram descartadas quando a máquina de telegravação na qual as imagens foram feitas foi substituída por um aparelho de vídeo.

Ele disse à rádio BBC que a gravação dos Beatles estava na segunda lata de filme que ele abriu.

Além dos comentários sobre o processo de composição de Lennon e McCartney, Jeffs disse que a entrevista é notável por ser tão descontraída.

"A maioria das entrevistas (dos Beatles) na época era feita em aeroportos, enquanto eles corriam de um lugar para outro. Mas esta é uma entrevista descontraída de 9,5 minutos no estúdio, muito felizes."

Ele comentou que está ansioso para descobrir o que há nas outras 62 latas de filme.

Fonte: Uol/Agências Internacionais

Nenhum comentário: