
Com o passar dos anos, sua história foi subestimada, como se o RPM fosse apenas mais uma boy band alçada à condição de fenômeno pop naquele período, como Menudo, Dominó e outras.
E esta caixa "Revolução! RPM 25 Anos" faz justiça à trajetória da banda, ao compilar todo o material que o RPM lançou com sua formação clássica: Paulo Ricardo (voz e baixo), Luiz Schiavon (teclados e piano), Fernando Deluqui (guitarra) e Paulo P.A. Pagni (bateria).
Os álbuns "Revoluções Por Minuto" (1985), "Rádio Pirata ao Vivo" (1986) e "Quatro Coiotes" (1988) foram compilados individualmente em reedições remasterizadas, em meio a material obscuro reunido em um CD de remixes e raridades do quarteto, além de uma ou outra faixa posterior.
O destaque deste quarto CD são as duas faixas que o RPM compôs e gravou em parceria com Milton Nascimento, de disco lançado em 1987, pois atenta ao intercâmbio entre diferentes gerações e estilos musicais, como o rock e a MPB, característico daquele período.
Ainda que a audição de seus maiores sucessos evidencie a passagem dos anos, tamanha a exposição a qual o grupo foi submetido na época, este lançamento tem o mérito de permitir uma avaliação isenta do legado do RPM. E, retratos da histeria adolescente oitentista à parte, não há como negar a qualidade dos textos de Paulo Ricardo e o pop rock sofisticado que o grupo fazia, em sintonia com as tendências musicais do período. Músicas como "Sob a Luz do Sol", "Juvenilia", "Sete Mares", "A Estratégia do Caos" e "Feito Nós" são bom exemplo disso, entre outras.
Não bastasse a nitidez da boa produção realçada pela remasterização, "Revolução! RPM 25 Anos" ainda reedita, agora em DVD, o vídeo "Rádio Pirata Ao Vivo", documento do auge do grupo, lançado originalmente em 1986 e nunca relançado posteriormente --assim como parte da produção da banda em disco.
O DVD ainda traz como bônus um episódio do programa "Globo Repórter" sobre o sucesso do RPM, apresentações no programas do Chacrinha e "Mixto Quente", além de entrevista com o quarteto, que retrata turbulências internas que surgiram com a elaboração do álbum "Quatro Coiotes" (1988).
Por: Marcus Marçal/Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário