quinta-feira, 17 de julho de 2008

Lançamento CD/DVD Chico Buarque - Essencial

Caixa com quatro CDs e um DVD, "Essencial" resume 40 anos da obra de Chico Buarque em 56 músicas lançadas entre 1965 e 2005, incluindo duas inéditas, associadas a partir de quatro temas fundamentais do repertório do cantor. Não é exatamente uma compilação com o melhor da obra do artista, mas a caixa reúne canções significativas sob diferentes enfoques, que ajudam a entender a grandeza e o apelo de sua obra com o passar das décadas.

"Samba e Amor" dá título ao primeiro CD, que mostra a versatilidade do compositor em diferentes ambientes --da cama ao palanque político, passando pela reverência às tradições do samba-- em temas como "Chão de Esmeraldas", "De Volta Ao Samba", "Cantando no Toró", "Vai Passar", entre outros. O disco também destaca associações do cantor com diferentes artistas, em músicas como "Apesar de Você" (com MPB 4 e Quarteto em Cy), "Injuriado" (com Cristina Buarque), "Sem Compromisso" e "Deixa a Menina", ambas com participação de Mestre Marçal.

"Todo o Sentimento" batiza o segundo CD, que ressalta as características mais delicadas do compositor, conhecido por desnudar sabiamente a alma feminina em canções comoventes como "Futuros Amantes", "Ela É Dançarina", "Joana Francesa", "Sem Fantasia" (em dueto com Maria Bethânia) e "O Meu Amor", entre outras.

"Cotidiano" é o terceiro CD e promove o aguçado olhar do cronista. Por intermédio de bonitas alegorias, Buarque aborda relações familiares (em "O Velho Francisco" e "O Meu Guri") e amorosas ("O que Será [À Flor da Terra]". "Gota D'Água" e "Tanto Amar") com a mesma desenvoltura com que retrata o cotidiano urbano ("Morro Dois Irmãos", "Pedro Pedreiro", "Homenagem ao Malandro" e "Bye Bye Brasil"), entre outros assuntos.

"Entre Amigos, Paratodos" reúne alguns de seus sucessos e duetos, com o devido destaque para diferentes momentos do cantor Chico Buarque, um dos principais nomes da música popular brasileira, tal como a concebemos desde os anos 60. Aparecem na seleção duetos com Nara Leão ("João e Maria"), Gal Costa ("A Mulher de Cada Porto"). Leila Pinheiro ("Renata Maria"), Francis Hime ("Pássara"), Nelson Gonçalves ("Valsinha"), Cauby Peixoto ("Quem te Viu, Quem te Vê"), Wilson das Neves ("Grande Hotel") em um elenco de grandes estrelas, que também conta com Miúcha, Tom Jobim e Toquinho.

"Essencial" ainda contém DVD com o documentário "Chico ou O País da Delicadeza Perdida" mais faixas bônus ao vivo. Com direção de Walter Salles e Nelson Motta, o filme é um programa especial realizado para televisão francesa em 1990, com participações de Gal Costa e Gilberto Gil.

No decorrer dos aproximadamente 56 minutos do documentário, Buarque discorre sobre tradição e modernidade, sem se restringir apenas à música. Ao lançar luz sobre diferentes pontos-de-vista do compositor e sua história familiar, o filme também dá pistas sobre como a percepção histórica, o progresso e suas conseqüências o influenciam na composição de suas músicas.

Por: Marcus Marçal/Uol

Nenhum comentário: