sábado, 30 de agosto de 2008

Chegam às lojas CD e DVD póstumos dos Los Hermanos

Na noite de 9 de junho de 2007, o Carnaval dos Los Hermanos chegou ao fim no último show feito na minitemporada na Fundição Progresso idealizada pelo grupo para se despedir dos fãs. O registro cru do show daquela noite está sendo editado em DVD e CD ao vivo (o primeiro do quarteto).

'Pierrot' 'Anna Júlia'

Se o CD traz apenas 14 músicas, o DVD exibe todos os 26 números do show do dia 9 e, nos extras, rebobina cinco músicas da apresentação do dia anterior que não foram tocadas no derradeiro show. Entre elas, Pois É.

A ausência de cenário e de iluminação especial (as imagens são escuras) dão ao vídeo um caráter quase tosco. A crueza do registro torna o DVD Los Hermanos na Fundição Progresso - 9 de Junho de 2007 tecnicamente inferior ao seu antecessor Los Hermanos no Cine Íris - 28 de Junho de 2004. Mas o que conta a favor do novo DVD da banda é o caráter mítico e documental de um registro histórico.

Sim, o grupo Los Hermanos fez história no mercado pop nacional com boas doses de antimarketing e rock embebido em música brasileira - em especial, no samba. A partir do CD Bloco do Eu Sozinho (2001), o culto ao grupo adquiriu caráter religioso e foi tomando grande proporção, sobretudo no Rio de Janeiro.

E o DVD capta bem a atmosfera de devoção que se via nos shows da banda. Desde a primeira música, Dois Barcos, os fãs entoam todos os versos em forte e voluntário coro com os vocalistas Marcelo Camelo e Rodrigo Amarante.

Para esses fãs ("a melhor pláteia do planeta", segundo afago feito por Camelo no fim do show), o grupo fez o "favor" de tocar a sempre pedida Pierrot (número exclusivo do DVD). Até a renegada Anna Júlia, hit do primeiro pesado álbum da banda, dá as caras, tanto no CD como no DVD.

O tom "hardcore" deste disco de estréia, a propósito, é revivido em um ou outro número do roteiro - caso de Quem Sabe. Mas a folia do Los Hermanos era quase triste. Embora dissipada pela energia roqueira do show, a melancolia dá o tom da maioria das letras. Com todas suas propositais deficiências técnicas, o DVD registra para a posteridade o supra-sumo de obra honesta, hoje lendária, pois os Hermanos já fazem parte do Bloco do Eu Sozinho...

Por Mauro Ferreira/O Dia

Nenhum comentário: