sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Lançamento em DVD - Neil Diamon - "The Thank You Australia Concert"

Neste show de 1976 no Sydney Sport's Ground, em Sydney, Austrália, Neil Diamond interpreta 21 de seus clássicos diante de uma impressionante multidão.

Nas cerca de três horas de duração do DVD, o espectador tem a chance de assistir ao especial que foi uma das maiores audiências da história da televisão australiana, além de extras que incluem cenas inéditas e a abertura do programa original.

Apesar de ser conhecido como um símbolo do que havia de mais estereotipado e caricato na música dos anos 70 e ter passado décadas se equilibrando na corda bamba entre o pop e o brega, Diamond é um dos maiores compositores americanos.

A virtude mais evidente deste lançamento é mais do que qualquer outra, a de expor a qualidade das canções. Com arranjos mais econômicos do que em estúdio, os clássicos presentes ganham asas e atingem o ouvinte em cheio, com toda sua energia épica e carga emocional explosiva.

Ao vivo, fica evidente que com um banho de loja e uma banda de apoio adequada, o cantor poderia facilmente ter vencido o preconceito da intelligentsia e, ao invés de ser o ídolo-mor das donas de casa de meia idade, figurar ao lado de Bob Dylan, Paul Simon e Leonard Cohen no panteão dos cantores-compositores sérios de sua geração.

No lugar dos excessos de cordas e sopros, entram elegantes órgãos Hammond e charmosos sintetizadores Moog, enquanto Neil Diamond canta com mais liberdade e alma dando a clássicos como "Sweet Caroline" e "Solitary Man" uma dimensão quase roqueira. Com tudo isso, "Live 1976" é um prato cheio para quem procura uma porta de entrada para a obra de Diamond.

Por Pedro Carvalho/Uol

Nenhum comentário: