segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Duffy tem disco mais vendido de 2008 no Reino Unido

A cantora galesa Duffy liderou o ranking dos discos mais vendidos de 2008 no Reino Unido com o álbum de estréia "Rockferry", que vendeu 1,69 milhão de cópias desde que foi lançado no início do ano.

Comparada a nomes como Dusty Springfield, Duffy foi um dos destaques da música britânica em 2008 com sua mistura de pop e soul. A cantora concorre ao Grammy 2009 nas categorias artista revelação e melhor álbum de música pop. "Rockferry" rendeu sucessos como "Mercy", "Warwick Avenue" e a faixa-título.

Em segundo lugar ficou o grupo Take That, cujo álbum "Circus" atingiu a marca de 1,45 milhão de unidades vendidas, de acordo com números da Official Charts Company (OCC), empresa que controla as paradas do Reino Unido.

Outros artistas que ultrapassaram a marca de um milhão de discos vendidos foram Coldplay, Kings of Leon e Leona Lewis.

Mercado

Enquanto o mercado de álbuns continua a diminuir no Reino Unido, a venda de singles deve crescer cerca de 30% em relação a 2007, graças principalmente ao mercado digital.

De acordo com Martin Talbot, diretor da OCC, a venda de álbuns deverá ficar 5% menor em 2008, ainda que os números finais não estejam fechados.

O single mais vendido deste ano no Reino Unido foi "Hallelujah", canção de Leonard Cohen regravada por Alexandra Burke, vencedora do reality show "X Factor". Foram comercializadas 888 mil cópias do single.

Fonte: Reuters/Uol

Nenhum comentário: