quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Fagner abre Natal da Cidade 2008

O Natal da Cidade, a maior festa natalina do interior da Bahia, entra na sua décima segunda edição. A abertura do evento, deste ano, será realizada no dia 13 de dezembro, a partir das 20h, com show de Fagner, um dos mais renomados cantores e compositores da Música Popular Brasileira.

Além de Fagner, já estão confirmados para a festa do Natal da Cidade 2008 Zeca Baleiro, João Bosco e o grupo instrumental Uakti. Também serão realizadas as tradicionais apresentações de ternos de reis, corais e autos. A programação vai até o dia 25 de dezembro.

Durante esses anos, o evento mudou o cenário cultural do mês de dezembro, na cidade, resgatando tradições, incentivando manifestações populares, apresentando boa música e dando oportunidade para que a população assista espetáculos de artistas nacionais.

“Essa é uma festa única no interior da Bahia nessa época do ano, que une pessoas de diversas gerações numa grande confraternização popular”, afirmou o prefeito José Raimundo Fontes.

Celebrando a cultura

Criado em 1997, a idéia do Natal da Cidade era dar uma opção cultural para a família conquistense, já que Vitória da Conquista não possuía nenhum evento durante o período. De festa doméstica, o Natal ganhou as ruas, por meio da iluminação especial que enfeita a Praça Tancredo Neves e da programação que inclui artistas regionais e nacionais, corais, ternos de reis e grupos folclóricos, que levam mais alegria e cultura para a comunidade. Todas as apresentações são realizadas em praça pública, gratuitamente.

Tudo começou de forma tímida. Mas passados doze anos, o Natal da Cidade se tornou o maior evento realizado nesta época, no interior da Bahia, reunindo milhares de pessoas na praça. O público já assistiu a espetáculos de Elomar Figueira, Antônio Nóbrega, Dércio Marques, Xangai, Belchior, Cordel do Fogo Encantado, Renato Teixeira, Armandinho, o pianista Ricardo Castro, Chico César, 14 Bis, Flávio Venturini, Osvaldo Montenegro, entre outros.

Ao todo, mais de 50 atrações participam do Natal da Cidade, incluindo ternos de reis, corais, artistas regionais e nacionais. Abrir espaço para os artistas de Vitória da Conquista e de municípios vizinhos é uma prioridade da organização do evento. Uma forma de valorizar a arte que é produzida em nossa terra e de aproximar os artistas locais do público.

Os ternos de reis são uma atração à parte. Depois de quase desaparecerem das tradições da cidade, esses grupos voltaram a fazer parte do universo popular e são presença obrigatória na programação natalina. Corais de empresas, escolas, sindicatos e outras entidades também têm no palco do Natal da Cidade uma das melhores oportunidades de apresentar o trabalho que desenvolvem ao longo do ano, levando muita emoção ao público.

“O principal objetivo do Natal da Cidade é levar mais arte e cultura para a comunidade conquistense”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Gildelson Felício. Dessa forma, o evento mistura atrações clássicas, passando pela Música Popular Brasileira e indo até a mais pura manifestação popular, expressa nos ternos de reis.

Fonte: SECOM

Nenhum comentário: