quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Lançamento DVD Martinho da Vila - "O Pequeno Burguês"

Dirigido pelo próprio Martinho da Vila, o show "O Pequeno Burguês", registrado neste combo de DVD e CD, traz músicas de todas as fases de sua carreira, desde a faixa título e "Tom Maior", de seu primeiro álbum "O Samba Está de Volta" (1969), à inédita "Filosofia de Vida".

Em quase uma hora e meia, as 20 faixas se encaixam por meio de histórias, memórias, piadas e pensamentos do sambista. Este formato, junto com o cenário, que emula uma sala de estar, cria um clima intimista e caseiro, fazendo com que o espectador se sinta numa reunião de amigos.

Além de transmitir conforto e familiaridade e de servir como veículo para o carisma e simpatia de Martinho, ingredientes quase tão importantes aqui quanto a música em si, o show também funciona como uma excelente introdução à sua vida e obra.

Não contente em apenas escolher pontos altos de de seu enorme repertório, o cantor revela a inspiração por trás de suas composições e contextualiza tudo com momentos de sua biografia.

Em "Madrugada, Carnaval e Chuva", por exemplo, Martinho conta sobre um Carnaval em que sua escola de samba do coração, a Unidos de Vila Isabel, foi prejudicada pela chuva, que encharcou as peles da bateria, na época ainda feitas de couro. Ao imitar o som precário dos tambores molhados, o sambista arranca risos da platéia, o que se repete diversas vezes durante o show.

No que diz respeito à música em si, não há do que reclamar. Incluindo apenas violão, cavaquinho e instrumentos de percussão, os arranjos econômicos provam que o samba clássico não precisa ter mais do que isso e funciona melhor quando não sucumbe às tentações da tecnologia e do volume excessivo.

Nos extras, o DVD traz um rápido making-of com entrevistas que vão do próprio Martinho ao diretor e cenógrafo Elifas Andreato, além de uma sequência intitulada "Filosofia de Vida", com um videoclipe a canção e explicações sobre o novo trabalho.

Por Pedro Carvalho
Fonte: Uol

Nenhum comentário: