segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Lançamento DVD Duran Duran - "Rio - Classic Albuns"

O disco "Rio" do Duran Duran, lançado em 1982, trouxe músicas definidoras de uma época e até hoje é um ícone pop daquela década. Dele surgiram hits atemporais como a faixa-título, "Save A Prayer", "The Chauffeur" e "Hungry Like The Wolf". Um álbum otimista produzido contra um cenário britânico de alto desemprego, conflitos e greves do período.

É essa atmosfera de disco clássico que agora o transforma em documentário. Gravado 26 anos depois do lançamento do álbum, o filme traz um olhar crítico, já distante, sobre a obra.

Em frente à uma mesa de som, Simon Le Bon, Nick Rhodes, John Taylor e Roger Taylor esmiuçam faixa a faixa e contam tudo o que rolou por trás da criação do mítico álbum e de todo o fenômeno que fez nascer. Andy Taylor, que deixou o grupo em 2006, aparece apenas como uma boa lembrança em imagens de arquivo ou em citações dos amigos de banda.

O vídeo mostra como o grupo, catapultado por videoclipes luxuosos e superproduzidos décadas atrás, fez com que sua música e seu visual se tornassem, com a ajuda da MTV, uma marca registrada do movimento new romantic. As entrevistas são intercalados com imagens de shows e de arquivo pessoal.

O filme foi produzido para a TV, numa série documental que se foca na produção e gravação de discos marcantes da história da música. Há depoimentos também do empresário da banda na época (Paul Berrow), do designer Antony Price, entre outros nomes que fizeram parte da história do Duran Duran.

Os fãs vão se esbaldar com os extras do DVD: são mais 75 minutos de material que ficou fora do programa (as legendas em português não estão disponíveis para a parte bônus). Há desde mais bate-papo com os integrantes até a apresentação ao vivo, em estúdio, de "Save A Prayer", "The Chauffeur", "New Religion", "Hungry Like The Wolf" e a faixa-título. Como diz Le Bon no vídeo, "Rio" foi o fim da inocência do Duran Duran.

Por Mariana Tramontina
Fonte: Uol

Nenhum comentário: