terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Site disponibiliza todas as músicas dos Beatles na Internet

A longa batalha que se arrasta para que as músicas dos Beatles sejam disponibilizadas de forma legal na Internet parece ter encontrado uma "brecha". Um site norueguês irá disponibilizar as 212 músicas do grupo de Liverpool através de um podcast.

Um acordo entre a NRK (The Norwegian Broadcasting Corporation) e Tono, que detém os direitos das músicas no país, permite que a rede transmita todo o catálogo dos Beatles através de um podcast. No programa, a música é apresentada integralmente e depois um comentário de três minutos, em norueguês, conta sua história e algumas curiosidades.

Segundo o site da Times, a tal "brecha" fica por conta da possibilidade do usuário poder baixar o arquivo para seu computador e cortar somente o trecho da música de forma simples em qualquer programa de edição de áudio.

A briga para disponibilizar o catálogo dos Beatles online vem se arrastando entre o iTunes e a EMI, antiga gravadora da banda. Em novembro do ano passado, o baixista Paul McCartney afirmou que as negociações estavam "empacadas".

O primeiro podcast da NRK já pode ser baixado no site http://nrk.no/programmer/radio/norgesglasset/beatles/1.6391734.

Fonte:Terra

Nenhum comentário: