quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Duffy leva três prêmios no Brit Awards 2009; Coldplay sai de mãos vazias


A premiação dos melhores britânicos do ano na música confirmou o favoritismo da cantora Duffy no Brit Awards 2009, nesta quarta-feira (18), em Londres. A galesa de 24 anos levou para casa três dos quatro prêmios a que concorria. Coldplay, outra grande aposta da noite e que também disputava quatro troféus, foi embora de mãos vazias.

Duffy, que se apresentou ao vivo no palco do Earls Court, ganhou os prêmios de melhor álbum com sua estréia "Rockferry", melhor cantora e artista revelação. Seu single "Mercy" perdeu para "The Promisse", do Girls Aloud, que também foi atração ao vivo no evento.

O Coldplay concorria nas categorias de melhor grupo, melhor show, melhor single por "Viva La Vida" e álbum do ano, com "Viva La Vida or Death and All His Friends", que foi o disco mais vendido no mundo em 2008. O grupo de Chris Martin também estava entre os líderes em indicações --sete-- no Grammy 2009, nos Estados Unidos, mas levou apenas três gramofones.

A banda Kings of Leon, dos Estados Unidos, levou os dois prêmios a que disputava: melhor grupo internacional e melhor disco internacional por "Only By The Night".

Katy Perry, Iron Maiden, Kanye West e os outros vencedores da noite ganharam em uma categoria cada. O melhor grupo ficou com os ingleses do Elbow, deixando para trás Coldplay, Radiohead, Girls Aloud e Take That.

A cerimônia foi apresentada pela diva pop australiana Kylie Minogue e pelos atores James Corden e Matthew Horne, protagonistas da comédia de televisão "Gavin and Stacey".

A noite também teve shows de U2 (que repetiu a apresentação no Grammy e tocou a nova "Get On Your Boots") e Take That. O Pet Shop Boys, que ganhou um prêmio especial por sua carreira, subiu ao palco acompanhado de Lady Ga Ga e Brandon Flowers, líder do Killers (que perdeu para o Kings of Leon os dois prêmios que disputava).

O Brit Awards foi criado em 1977 pela Indústria Fonográfica Britânica (BIS) para premiar a excelência musical no Reino Unido.

Veja abaixo os premiados no Brit Awards 2009:

Melhor disco
"Viva La Vida or Death And All His Friends" - Coldplay
"Rockferry" - Duffy
"The Seldom Seen Kid" - Elbow
"In Rainbow" - Radiohead
"We Started Nothing" - The Ting Tings

Melhor grupo
Coldplay
Elbow
Girls Aloud
Radiohead
Take That

Melhor cantora
Adele
Beth Rowley
Duffy
Estelle
M.I.A.

Melhor cantor
Ian Brown
James Morrison
Paul Weller
Streets
Will Young

Melhor show
Coldplay
Elbow
Iron Maiden
Scouting For Girls
The Verve

Melhor single
"Viva La Vida" - Coldplay
"Mercy" - Duffy
"The Promisse" - Girls Aloud
"Better in Time" - Leona Lewis
"Heartbeat" - Scouting for Girls

Artista revelação
Adele
Duffy
Last Shadow Puppets
Scouting For Girls
The Ting Tings

Melhor álbum internacional
"Black Ice" - AC/DC
"Fleet Foxes" - Fleet Foxes
"Day & Age" - Killers
"Only By The Night" - Kings of Leon
"Oracular Spectacular" - MGMT

Melhor grupo internacional
AC/DC
Fleet Foxes
Killers
Kings of Leon
MGMT

Melhor cantora internacional
Beyoncé
Gabriella Cilmi
Katy Perry
Pink
Santogold

Melhor cantor internacional
Beck
Neil Diamond
Jay-Z
Kanye West
Seasick Steve

Prêmio pela carreira
Pet Shop Boys

Escolha da crítica
Florence and the Machine

Fonte: Uol

Um comentário:

Isabel Antunes disse...

Bem sei que estou meio que atrasada, afinal a entrega dos prêmios brit já foi em fevereiro, não é mesmo? Pois bem, foi só hoje que dei de caras com seu post apresentando a listagem dos ganhadores. Penso que a mídia tradicional falha um pouco nesse domínio: na ânsia de destacar os principais nomes e passar à matéria seguinte, vai esquecendo os outros justos vencedores. E isso é pena! Se você gostou da cerimônia e dos artistas apontados para os Brits (penso que esse foi um ano de ótimas colheita e premiação), vai adorar um achado recente: uma rádio programada justo com os nomeados e ganhadores da edição de 2009. Checka tudo em http://cotonete.clix.pt/.