domingo, 29 de março de 2009

'Sou orgulhosa do meu compromisso com a música', diz Marisa Monte

Cantora mostra em documentário lado menos visível de sua carreira.
Marisa deu à luz Helena em novembro e compôs 'muitas canções novas'.

A cantora Marisa Monte mostra o lado menos visível de sua profissão em "Infinito ao meu redor", um documentário rodado durante sua última turnê e no qual mostra o logo processo que começa na composição das músicas e termina nos palcos.

"Sinto-me orgulhosa da minha integridade, do meu compromisso com a música", afirmou Marisa Monte em entrevista por telefone à Agência Efe.

Longe dos palcos e estúdios de gravação desde o começo do ano passado, a cantora deu à luz Helena em novembro e compôs "muitas canções novas", mas ainda não sabe quando elas serão reunidas em um novo álbum.

Nesse tempo, de "descanso merecido", editou o documentário, para o qual foram selecionadas imagens dentre as 500 horas gravadas em 2006 e 2007, durante a turnê que fez com seus dois últimos discos, "Infinito particular" e "Universo ao meu redor", lançados simultaneamente.

"Queria mostrar o trabalho que há por trás da minha música, não só o resultado, que é um disco ou um palco, mas todo o processo que deve ser feito para chegar lá", explicou a cantora.

Imagens curiosas

O documentário tem imagens curiosas, como as que mostram o cansaço da compositora em atender à imprensa durante a promoção do disco, ou o que significa percorrer, em 18 meses, cerca de 50 países para fazer 140 apresentações.

O trabalho revela também os momentos de descontração com os músicos que atuam ao seu lado antes dos shows.

No entanto, o DVD faz um balanço da carreira de Marisa Monte. "Tive a sorte de nascer e ter oportunidades em um país de terceiro mundo. Consegui unir trabalho e vocação. Isso dá sentido à vida", explica no documentário.

Ela confessa que o que menos lhe agrada na profissão é viajar tanto, porque é "difícil", mas "tenho que fazer", admite. "Aprendi a me sentir presente onde meu corpo está", afirma a cantora.

Sobre a atual crise da indústria fonográfica musical, Marisa Monte diz que lhe afeta "exatamente na mesma proporção que aos demais".

Sobre os downloads ilegais, a cantora considera que "também com a internet minha música pode ir a lugares aos quais os discos não chegavam. É uma ferramenta maravilhosa de distribuição, uma revolução que, por enquanto, não afeta os shows".

Marisa Monte considera que ainda está "modelando" sua carreira como um desafio "para encontrar meu caminho, sendo criativa na música e na forma de desenvolvê-la".

Foto: João Luis Soares

Fonte: Agência EFE/G1

Nenhum comentário: