terça-feira, 5 de maio de 2009

Coldplay presenteia fãs e recebe mais uma acusação de plágio

A ideia que o Coldplay tinha de dar um CD de presente aos fãs se concretizou.

Em comunicado por e-mail, Chris Martin e companhia confirmaram que quem for a um dos shows restantes da turnê Viva la Vida vai sair com LeftRightLeftRightLeft em mãos. Os primeiros a ganhar o disquinho com nove faixas são os fãs da banda na Flórida, onde o Coldplay se apresenta no próximo dia 15. A partir daí, todos os outros também ganham, menos quando a banda estiver tocando em festivais.

O grupo ainda manda avisar que, também no dia 15 de maio, as faixas estarão disponíveis para download no site oficial do Coldplay.

O presente é um reconhecimento à lealdade dos fãs, segundo Martin: "A gente ama tocar ao vivo. Este álbum é um agradecimento aos fãs, pessoas que nos dão uma razão para tocar e fazem com que isso aconteça". O álbum mais recente dos britânicos, Viva la Vida or Death and All His Friends, foi o mais vendido de 2008, além de ter rendido ao grupo três prêmios Grammy.

Tanto sucesso não passa despercebido. O famoso Cat Stevens, que hoje responde por Yusuf Islam, garante que "Viva la Vida", uma das faixas do álbum mais recente dos britânicos, é plágio de "Foreigner Suite", datada de 1973. A música já é praticamente um Frankenstein - afinal, também por conta de "Viva la Vida", o guitarrista Joe Satriani acusa o Coldplay de plágio.

Apesar disso, Islam não confirmou se levará o caso à justiça. Em situação semelhante com a banda Flaming Lips, o compositor aceitou dividir direitos autorais. As faixas envolvidas eram "Father and Son", de Islam, e "Fight Test", do Flaming Lips.

Como nada se cria e tudo se copia, confira as faixas de LeftRightLeftRight:

"Glass of Water"
"42"
"Clocks"
"Strawberry Swing"
"The Hardest Part/Postcards From Far Away"
"Viva La Vida"
"Death Will Never Conquer"
"Fix You"
"Death and All His Friends"

Por Luciana Maria Sanches
Fonte: Omelete/Igpop

Nenhum comentário: