sexta-feira, 31 de julho de 2009

Men At Work é acusado de plágio pelo hit "Down Under", de 1983

Vinte e seis anos depois de estourar mundialmente com o hit "Down Under", os australianos do Men At Work são agora acusados de plagiar uma canção originalmente escrita para o movimento Girl Guides (Movimento das Meninas Guias). O semanário britânico New Music Express disse que o processo foi aberto pela Larrikin Music contra as gravadoras Sony/BMG e EMI por violação de direitos autorais.

Segundo a Larrikin Music, "Down Under" traz semelhanças com a tradicional cantiga infantil australiana "Kookaburra Sits in the Old Gum Tree", que teria sido composta por Marion Sinclair em 1934 para o Girl Guides.

A briga pelos royalties da música já corre desde 2007, mas só agora a corte australiana determinou que os direitos pertencem à Larrikin Music, dando poder à gravadora no andamento do processo. Segundo a Billboard, a Larrikin alega ter comprado os direitos de "Kookaburra" depois da morte de Sinclair, em 1988.

"Down Under" foi lançada pelo Men At Work em 1981, no disco "Business as Usual", mas só em 1983 alcançou o primeiro lugar das paradas da Austrália, Estados Unidos e Reino Unido.

Fonte: Uol

Nenhum comentário: