quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A-ha anuncia o fim do grupo em site oficial

Trio norueguês encerra atividades após 27 anos de carreira.
Banda planeja turnê mundial em 2010, com o último show em Oslo.

O A-ha anunciou que a banda planeja terminar no fim de 2010. Uma nota no site oficial do trio norueguês anunciou a decisão, que foi tomada após 27 anos de carreira, interrompida por um hiato de sete anos no meio da década de 1990.

O grupo atingiu o sucesso internacional nos anos 80, após o lançamento do seu disco de estreia em 1985, que incluía o hit “Take on me”. Apesar de a banda ter lançado mais oito álbuns, a música continua sendo a faixa mais conhecida do A-ha.

A nota, publicada nesta quinta-feira (8) diz que os membros da banda querem perseguir outros objetivos, “seja trabalho humanitário, política ou (...) novas constelações no campo da música e das artes”.

O trio formado pelo vocalista Morten Harket, o tecladista Magne Furuholmen e o guitarrista Paal Waaktaar-Savoy planeja organizar uma turnê mundial em 2010, fazendo seu último show em Oslo, capital da Noruega, no dia 4 de dezembro.

A banda já vendeu mais de 35 milhões de cópias de seus nove álbuns, ou 70 milhões de cópias quando se incluem os singles.

O último álbum do A-ha, "Foot of the mountain", de 2009, liderou as paradas na Alemanha e ficou em segundo lugar na Noruega e quinto na Grã-Bretanha.

Fonte: AP/G1

Nenhum comentário: