quarta-feira, 9 de junho de 2010

BEN HARPER AND RELENTLESS 7 - "Live From the Montreal International Jazz Festival"

Ben Harper se reinventa mais uma vez. Desde a estreia, em 1994, com "Welcome To The Cruel World", já foram diversos "namoros" com o blues, folk, gospel, country rock, soul, reggae, surf music e, agora, com o rockão setentista do trio Relentless 7.

O show deste pacote ao vivo, que inclui um CD, soa estranho acontecer em um festival de jazz. Com a banda de apoio, o músico apresenta uma roupagem pesada, distorcida e viajandona para suas músicas. A pegada é genuína, com bons momentos, como na versão para "Red House" (blues popularizado por Jimi Hendrix), nos riffs de "Number With No Name", ou mesmo num inesperado cover do Queen em "Under Pressure".

Para fãs mais ortodoxos, vai pesar o timbre rasgado do som e o exagero de virtuosismo em certos momentos. A banda é boa, mas às vezes o excesso dificulta aos ouvidos seguir apreciando o show, beirando o chato. O velho Ben Harper vem à tona em canções como a ótima "Faithfully Remain", que nitidamente encanta a plateia, e "Another Lonely Day", dos tempos de "Fight For Your Mind" (1995).

Trilhando novo rumo sonoro, o cantor se mantém coeso. Mesmo em "outra praia", a performance no palco, com paixão nos vocais e um ar de seriadade que sempre foi característico do músico, continua fiel. Sem fazer pose de durão ou apelar à boca de sino, Harper mostra um repertório para seguidor de Led Zeppelin nenhum botar defeito. E, renovado, continua o mesmo.

Por Marco Britto
Fonte: Uol

Nenhum comentário: