quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Santana lança primeiro trabalho de estúdio desde "All That I Am", de 2005

O que o roqueiro Chris Cornell, o violoncelista Yo-Yo Ma e o rapper Nas têm em comum? Os três estão no novo álbum do eterno hippie e guitarrista mexicano Carlos Santana, lançado neste mês.

O jeito pacifista de Santana conduz uma turma eclética de músicos, quase que como num disco ecumênico, onde vários estilos extremos se unem por um bem maior, a santa guitarra.
Scott Weiland canta "Can't You Hear Me Knockin'" (Rolling Stones), Joe Cocker está em "Little Wing" (Jimi Hendrix) e Ray Manzarek participa de "Riders On the Storm" (The Doors).

"Queria levar essas canções clássicas de guitarra para um novo patamar, complementando e nunca competindo. Não é a Copa do Mundo", disse Santana à Folha em Las Vegas, no lançamento do seu disco "Guitar Heaven".

Cornell está em "Whole Lotta Love" (Led Zeppelin), Nas em "Back in Black" (AC/DC), e Yo-Yo Ma em "While My Guitar Gently Weeps" (The Beatles), música escolhida para divulgar o álbum nas rádios brasileiras.

"Esta canção é para tocar seu coração. Fazer, como disse Olivia Harrison, você pular de alegria e chorar ao mesmo tempo", disse Santana, 63, sobre a viúva de George Harrison, que compôs a música em 1968.

"E para você sentir que você é importante, tem um significado, você faz a diferença no mundo", continuou o músico. "Algumas canções, como as do Djavan, do Milton Nascimento, fazem com que o ouvinte seja importante", afirmou.

SERMÃO

O disco é o primeiro gravado em estúdio desde "All That I Am" (2005). Como parte do lançamento, ele fez um show no cassino Hard Rock Hotel, que será repetido numa mini-residência de 16 apresentações entre janeiro e maio de 2011.

Santana, que chegou a dizer em 2008 que quer fundar sua própria igreja ao completar 67 anos, de fato só abre a boca durante o show para pregar coisas do tipo: "Desligue a caixa preta, use sua imaginação" ou "Luz e paz, paz e amor".

Ele fez quase dez trocas de guitarras no palco e recebeu convidados que estão no CD, como a cantora americana de soul India. Arie e o roqueiro britânico Gavin Rossdale, do Bush, que cantou "Bang A Gong" (T. Rex), num ritmo inusitado, meio latino tropical.

GUITAR HEAVEN
ARTISTA Carlos Santana e convidados
LANÇAMENTO Sony
QUANTO R$ 15

Foto: Julie Jacobson - 25.ago.2010/AP
A repórter FERNANDA EZABELLA viajou a convite da Sony Music
Fonte: Uol

Nenhum comentário: